"A lã e a neve"

É o segundo livro de Ferreira de Castro que leio e, tal como no primeiro, surpreendo-me por um clássico me agarrar desde o princípio. Eu sei, é uma grande falta de cultura e de erudição da minha parte dizer que os clássicos da literatura podem ser chatos, tal como é admitir que adormeço sempre durante as peças de teatro, mesmo quando estou interessada e a gostar. Mas a verdade, para mim, é essa: às vezes os clássicos são chatos.

Pois não é o caso deste. Para além de a acção se passar numa zona que me é querida (Covilhã, Manteigas e terras serranas), fala de outra coisa que me é querida: a produção de lã. E o que, outrora, se sofria para se produzir aquilo que para mim é como um parque de diversões (tricoticamente falando, claro está).

Ontem à noite aprendi uma coisa nova: tal como se “bloqueia” uma peça tricotada para que as fibras estabilizem, também os pastores têm de dar um jeitinho nos chifres dos carneiros, para evitar acidentes. E o processo é de um pragmatismo fabuloso: espeta-se cada um dos chifres do carneiro adolescente numa batata recém-cozida, ainda quente. A temperatura e humidade da batata amolecem o chifre, que depois é retorcido de forma a não crescer nem na direcção dos olhos nem do pescoço do animal. Quando se termina o processo, prendem-se os chifres com guita e um pau, de forma a estabilizarem na nova forma. Giro, não é?

O mesmo acontece nas peças tricotadas: são lavadas e depois deixam-se secar horizontalmente com alfinetes a dar-lhe a forma definitiva:

Damson
Vêem os alfinetes a puxar a malha para a abrir bem?

E esta, hein?

Join our community, start beautifying your life!

4 comments

  1. Gostei imenso de saber o que anda por ai a fazer, tambem nao sabia que fazia parte do projecto abbriate, muitos parabéns. Obrigado pelo comentário, sempre que puder vou “aparecendo”… beijinhos de Aveiro.
    Sónia
    soniamarta.blogspot.com

  2. MAR says:

    olá! estou toda entusiasmada com o meu regresos ao tricot… tenho as minhas agulhas entrelaçadas num verde seco, très jolie… a tua ajuda no outro dia foi preciosa (e o link também;-)))

    Já temos a nossa segunda sessão marcada para 4a feira, mas no sábado, como estive por casa, foi o meu entretenimento;-)

    bj grande e saudades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CommentLuv badge