O meu calendario diz-me que acabaram as festas

Antigamente, as festas acabavam com o dia de Reis, ou seja, a 6 de Janeiro. E os saldos começavam. Hoje, os saldos (promoções!) começam logo a seguir ao Natal e as festas prolongam-se até 7 de Janeiro, dia em que se celebra o Natal ortodoxo (não sei se é assim no Leste, mas pelo menos na Praça da Figueira foi ontem, Domingo). Foi montado um palco coberto e tivemos cânticos serão adentro.

A Praça da Figueira, um pouco como a Praça do Comércio, está em constante transfiguração conforme a época do ano. É um novo calendário adaptado aos urbanitas que somos, cheio daqueles sinais que os citadinos reconhecem, já que não sabem qual o “tempo” da castanha ou da fava como aqueles que cultivam os campos. A Natureza dá os seus sinais, só que na cidade são de natureza humana: em Outubro (ou antes) começam a instalação das luzes de Natal (que hoje, dia 8, começaram a retirar); montam-se palcos e tendas em poucos dias, para o festival da época; montam-se as barraquinhas das farturas chegando o mês de Junho… e assim por diante.

É assim que vamos reconhecendo a época do ano na cidade: pelo andaime da Praça do Comércio a que chamam “a maior árvore de Natal da Europa” (é? ah…), pela tenda com aquecimento da Praça da Figueira, pelas barraquinhas coloridas com manjericos ou pelo palco do arraial gay.

Join our community, start beautifying your life!

One comment

  1. Anonymous says:

    para que não tenhas que esperar pelas luzes nas praças da capital, para saberes a quantas andas e para que te tornes numa verdadeira urbanita auto-suficiente, tenho de arranjar maneira de te fazer chegar uma pequena horta de apartamento… uns vasitos com plantinhas que são muito importantes para o dia a dia e que te asseguram que as dores de cabeça passam e que a comida fica bem temperada… aí vai a salsa, a cidreira, o cebolinho, e tudo que arranjar cá pelas bandas do norte! não me posso esquecer!
    beijinhos, margarida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CommentLuv badge